Caracterização do consumidor de carne de frango e de ovos de aves de granja pela população do município de Olho d’Água/PB, Brasil

Autores

  • Rosa Maria dos Santos Pessoa Universidade Federal de Campina Grande
  • Dinah Correia da Cunha Castro Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Anderson Antonio Ferreira da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Cleyton de Almeida Araújo Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Glayciane Costa Gois UNIVASF

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-1053

Resumo

O conhecimento do perfil dos consumidores permite orientar o trabalho de produção e direcionar o processo de comercialização. Objetivou-se avaliar as características dos consumidores de carne de frango e ovos de aves de granja na cidade de Olho d’Água - Paraíba. Foram aplicados 93 questionários semi-estruturados, durante os meses de agosto a novembro de 2019. Dos entrevistados, 58% indivíduos eram do sexo feminino e 42% do sexo masculino, com idade variando entre dezoito e mais de sessenta anos e ensino fundamental incompleto (42,22%). O rendimento familiar apontado foi de menos de um salário mínimo (54%). A preferência pela carne bovina é predominante (44%). A maioria dos entrevistados (94%) afirmaram consumir carne de frango, apesar de 91% destes acreditarem que esta contém hormônios. O consumo da carne de frango ocorre quinzenalmente (34%). A preferência é pela compra dos cortes cárneos prontos (51%). Em relação ao consumo de produtos cárneos elaborados a partir da carne de frango, observa-se a predominância no consumo da linguiça (33,30%). Os consumidores no momento da compra levam em consideração o preço (40%) e a higiene do local (20%). A maioria dos entrevistados (57%) consomem ovos diariamente (48%), com preferência pelos ovos da casca branca (72%). O motivo principal citado pelos 43% dos entrevistados que alegaram não consumir ovo por causa do colesterol (55%). Avaliando os fatores que influenciam na hora da compra, 39% dos entrevistados, responderam que o preço exerce maior influência na compra, seguido pela cor da casca (25%) e o tamanho do ovo (20%).

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2020-07-07

Como Citar

Pessoa, R. M. dos S., Costa, D. C. da C. C., Ferreira da Silva, A. A., Araújo, C. de A., & Gois, G. C. (2020). Caracterização do consumidor de carne de frango e de ovos de aves de granja pela população do município de Olho d’Água/PB, Brasil. Diversitas Journal, 5(3), 2152–2164. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-1053

Edição

Seção

Zootecnia e Recursos Pesqueiros