A construção do pensamento algébrico pelo estudante surdo a partir de uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Mikelândia Pereira da Silva Universidade de Pernambuco
  • Evanilson Landim Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2457

Palavras-chave:

Pensamento Algébrico, Estudante Surdo, Aprendizagem Matemática, Libras

Resumo

O presente artigo trata de uma pesquisa que tem como objetivogeralanalisar as especificidades da construção do pensamento algébrico pelos estudantes surdos nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental a partir de uma Revisão Sistemática e como objetivos específicos: identificar as recomendações curriculares - Base Nacional Comum Curricular (2017) e Currículo de Pernambuco (2019) relativas à construção do pensamento algébrico por estudantes do Ensino Fundamental; recuperar no Portal de Periódicos CAPES, Biblioteca Digital Brasileira de Teses (BDTD) e no Google Acadêmico pesquisas que tratem da construção do pensamento algébrico ou da aprendizagem de saberes matemáticos por estudantes surdos; apontar as recomendações da literatura sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico por estudantes surdos do Ensino Fundamental. O estudo foi orientado por uma abordagem metodológica do tipo Revisão Sistemática da Literatura com base nos Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análise (PRISMA) e partiu de buscas de artigos e dissertações nas bases de dados Portal de Periódicos CAPES, BDTD e Google Acadêmico. Foram levantados 2.727 estudos. Após a aplicação dos critérios de inclusão ou de exclusão selecionou-se nove estudos à revisão. Os resultados apontaram que os estudantes surdos, assim como os estudantes ouvintes, apresentam particularidades na construção de saberes matemáticos, sobretudo na unidade temática Álgebra.

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Biografia do Autor

Mikelândia Pereira da Silva, Universidade de Pernambuco

Graduada em Licenciatura em Matemática, Universidade de Pernambuco – UPE, Campus Petrolina. Brasil.

Evanilson Landim, Universidade de Pernambuco

Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco - UPE - Campus Petrolina, Brasil.

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Publicado

2023-04-10

Como Citar

Pereira da Silva, M., & Landim, E. (2023). A construção do pensamento algébrico pelo estudante surdo a partir de uma revisão sistemática da literatura. Diversitas Journal, 8(2), 1157–1172. https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2457