A relevância dos jogos didáticos como ferramenta para auxílio do processo de ensino-aprendizagem de Biologia

Autores

  • Vanessa Fernandes Soares Universidade Estadual de Alagoas http://orcid.org/0000-0002-7050-0006
  • Bruna Gomes Gomes Correia Universidade Estadual de Alagoas
  • Quitéria Maria de Melo Universidade Estadual de Alagoas
  • Chryslane Barbosa da Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • Kelly Barbosa da Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • Carla Karine Barbosa Pereira Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i1.295

Resumo

RESUMO: Atualmente os jogos didáticos têm sido utilizados como um recurso pedagógico que atua como auxiliador da fixação dos assuntos disciplinares de biologia, atuando como ferramenta útil para o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos ministrados no ensino médio e fundamental, pois se apresentam como alternativa que auxilia a construção do conhecimento dos alunos. O presente trabalho teve o intuito de fazer uma reflexão a cerca da utilização dos jogos didáticos no ensino de Biologia e sua importância para o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida através de revisão bibliográfica em artigos indexados nos bancos de Dados do scielo, Google Acadêmico e Portal de Periódicos da Capes, acerca da importância dos jogos didáticos como material pedagógico que auxilia o ensino-aprendizagem dos conteúdos de Biologia. Através de uma analise qualitativa acerca do assunto percebeu-se na literatura que a utilização dos jogos didáticos tem sido muito relevante e sua articulação no ensino de biologia tem demonstrado ser um recurso didático viável, para auxilio da aprendizagem do conteúdo em sala de forma descontraída, oportunizando maior desenvolvimento por parte dos alunos, e auxiliando os professores na articulação de suas aulas de forma dinâmica e divertida, afastando a visão de assuntos e aulas monótonas. Logo, através desta reflexão ficou evidente que atualmente é relevante para o meio educacional a introdução de mecanismos de ensino estimulantes em sala de aula, a fim de proporcionar um ensino-aprendizagem proveitoso tanto para o discente quanto para o docente.

 

Palavras chave: Jogos Didáticos; Ensino; Biologia.

 

 

ABSTRACT: Currently the educational games have been used as a teaching resource that acts as a helper of fixing the disciplinary matters of biology, acting as useful for the teaching and learning of content taught in primary and secondary teaching tool, they present themselves as alternative that assists the construction of students' knowledge. This work aimed to make a reflection about the use of educational games in teaching biology and its importance to the process of teaching and learning. The survey was developed through literature review articles indexed in the data banks of Cielo, Google and Academic Portal Capes, about the importance of educational games as educational material that helps the teaching and learning of biology content. Through a qualitative analysis on the subject was noticed in the literature that the use of educational games has been very relevant and its relationship to the teaching of biology has proven to be a viable teaching tool to aid learning content in a relaxed way room, providing opportunities for further development by the students, and assisting teachers in articulating their classes in a dynamic and fun way, away from the view of subjects and monotonous classes. Thus, through this reflection was evident that is currently relevant to the educational environment to introduce mechanisms stimulating teaching in the classroom in order to provide a useful teaching and learning for both the student and for the teacher.

Keywords: Didactic Games; Teaching; Biology.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruna Gomes Gomes Correia, Universidade Estadual de Alagoas

Graduada; Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL); Arapiraca, Alagoas

Quitéria Maria de Melo, Universidade Estadual de Alagoas

Graduada; Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL); Arapiraca

Chryslane Barbosa da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Estudante; Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL); Arapiraca

Kelly Barbosa da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Estudante; Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL); Arapiraca

Carla Karine Barbosa Pereira, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda; Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Maceió, Alagoas

Referências

ZUANON A. C. A, DINIZ R. H. S., NASCIMENTO. H., Construção de jogos didáticos para o ensino de biologia: um recurso para integração dos alunos a pratica docente vol.3, n.3, ISSN 1982-877x, 2010.

MACEDO L. RETTY A. L. S. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.

MARTINEZ, E. R. M.; Fujihara, R.T.; Martins, C.2008. Show da genética: um jogo interativo para o ensino de genética. Genética na Escola, pag.24-27.

ROSSETTO, E. S. 2010. Jogo das organelas: o lúdico na Biologia para o Ensino Médio e Superior. Revista Iluminart do IFSP, V.1, N.4.

CABRERA, W. V. 2007. A ludicidade para o ensino médio na disciplina de Biologia: Contribuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da Aprendizagem Significativa. Dissertação. Universidade Estadual de Londrina, Paraná, p.158.

JORGE V. L. GUEDES A. G., FONTORA S. T. M., PEREIRA R. M. M., Biologia limitada: um jogo interativo para alunos do terceiro ano do ensino médio. In.: VII ENPIC. Florianópolis, ISSN 2176-6940, 2009.

Downloads

Publicado

2016-01-01

Como Citar

Soares, V. F., Gomes Correia, B. G., Melo, Q. M. de, Silva, C. B. da, Silva, K. B. da, & Pereira, C. K. B. (2016). A relevância dos jogos didáticos como ferramenta para auxílio do processo de ensino-aprendizagem de Biologia. Diversitas Journal, 1(1), 64–67. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i1.295