O Retrato do Ensino Remoto em Escolas Públicas do município de Benjamin Constant – Amazonas, Brasil, em tempos de Pandemia de Covid-19

Autores

  • Danielly Acris Universidade Federal do Amazonas. Benjamin Constant, Amazonas (AM), Brasil
  • Tales Marinho de Araújo Universidade Federal do Amazonas. Benjamin Constant, Amazonas (AM), Brasil https://orcid.org/0000-0001-5767-0935
  • Cláudio Barros Vitor Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, Amazonas (AM), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v9i3.3058

Palavras-chave:

Ensino remoto, Pandemia, escola publica, ensino, , percepções

Resumo

O vírus da Covid-19 acometeu diversas vidas no mundo e algumas ações rotineiras do homem como trabalho e estudo. Em virtude desse desafio, o governo através do Ministério da Educação flexibilizou as aulas presencias a continuarem suas atividades de forma remota. Deste modo, realizou-se um estudo com o objetivo de conhecer a experiência do ensino remoto por professores das disciplinas de Ciências Naturais, Biologia e Química do ensino básico em tempos de Pandemia de Covid-19 na cidade de Benjamin Constant, interior do Amazonas. Realizou uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória, caracterizando-se por ser uma pesquisa de campo. Verificou-se que os procedimentos utilizados pelos professores consistiam em elaborar as aulas em slides ou textos e enviá-los aos estudantes através das ferramentas TIC’s, como apostilas digitais, rádio e aplicativo Whatsapp. A pandemia intensificou e potencializou algumas problemáticas visualizadas no processo de ensino/aprendizagem do interior do Amazonas, deste modo, o estudo auxiliou para explanar os desafios vividos por alunos e professores no panorama educacional em tempos de crise sanitária.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Danielly Acris, Universidade Federal do Amazonas. Benjamin Constant, Amazonas (AM), Brasil

0009-0009-6871-1339; Universidade Federal do Amazonas. Benjamin Constant, Amazonas (AM), Brasil. daniellyacris@gmail.com 

Tales Marinho de Araújo, Universidade Federal do Amazonas. Benjamin Constant, Amazonas (AM), Brasil

0009-0009-6871-1339; Universidade Federal do Amazonas. Benjamin Constant, Amazonas (AM), Brasil. daniellyacris@gmail.com

Cláudio Barros Vitor, Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, Amazonas (AM), Brasil

0000-0002-1964-2674; Amazonas State University. Manaus, Amazonas (AM), Brazil. cvitor@uea.edu.br

Referências

Behar, P. A. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância, 2020. Jornal UFRGS. Disponível em: https://www.ufrgs.br/jornal/o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em: 2 de novembro de 2021.

Ferreira, S. F.; Santos, A. G. M. Dificuldades e desafios durante o ensino remoto na pandemia: um estudo com professores do município de queimadas – PB. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, Ceará, ed. 207, v.9. ano 2021.

Freitas, P. L; Araujo, J. F. S; Sobrinho, L. M. Práticas metodológicas utilizadas pelos professores de Ciências e Biologia durante o ensino remoto no município de Livramento/PB. Revista Educação Pública. 2021 DOI: 10.18264/REP.

Gerhardt, T. E; Silveira, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

Hodges, Charles et al. As Diferenças entre o Aprendizado Online e o Ensino Remoto de Emergência. Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia. Recife, v. 2, p. 1-12, abr. 2020.

Leder, P. J. S; Simas, L. S; Vieira, S. M. C. As perspectivas e adversidades da educação durante as aulas remotas no município de Urucará –AM. Conjecturas. Vol. 21, Nº 6, 2021.

Lima, C. M. A. D. O. Informações sobre o novo coronavírus (COVID-19). Radiol Bras, São Paulo, v. 53, n. 2, p. V-VI, mar/abr 2020.

Mafra, K. C. INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO: Categorização do Projeto Rádio Escola “Nas Ondas do Conhecimento” por meio do Octógono da Inovação no setor público no Município de Benjamin Constant –AM. TCC de Graduação (Bacharel em Administração Pública) – Universidade Federal do Amazonas, Benjamin Constant, AM, 2021. Disponível em:

Mancuso. V. M. O uso do Rádio no processo de ensino-aprendizagem. TCC Especialização (Mídias na Educação) – Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre – RS, 2012. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/103004/000922163.pdf?sequence=1> Acesso em: 14 de Abril de 2023.

Marconi, M. A.; Lakatos, E. V. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

Menino, F. A; Moura, J. B. F; Gomes, L. M. A importância da interação escola e família no desenvolvimento do aluno durante o período de pandemia. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2020, Maceió – AL. Anais eletrônicos... Maceió: Editora Realize, 2020. Disponível em: < https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID4698_02092020114536.pdf> Acesso em: 13 de Abril de 2023.

Moreira, M. A. (1990). Pesquisa em ensino: o Vê epistemológico de Gowin. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda.

Negrão, F. C.; Morhy, P. E. D. O cenário da educação pública no Amazonas em tempos de pandemia. In: MARTINS, G. Estratégias e Práticas para Atividades a Distância. Quirinópolis, GO: Editora IGM, 2020.

Ribeiro, A. F. P; Câmara, J. F. P; Silva, N. N. C; Capacitação online dos docentes durante a pandemia. Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais. vol. 5 – Dezembro, 2021.

Santos, A, B. As dificuldades e desafios que os professores enfrentam com as aulas remotas emergencial em meio a pandemia atual. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2020, Maceió – AL. Anais eletrônicos... Maceió: Editora Realize, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID3584_01092020172045.pdf. Acesso em: 27 de agosto de 2023.

Silva, a. V. V; Santos, h. R; Paula, L. H. Os desafios enfrentados no processo de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia nos cursos de graduação. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2020, Maceió – AL. Anais eletrônicos... Maceió: Editora Realize, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/69222 Acesso em: 27 de Agosto de 2023.

Silva, A. J. J. et al Tempos de pandemia: efeitos do ensino remoto nas aulas de química do ensino médio em uma escola pública de Benjamin Constant, Amazonas, Brasil. JESH. v. 1, n. 3, 1-21, jul./set., 2021. Disponivel em: <https://doi.org/10.52832/jesh.v1i3.36>. Acesso em: 07 de setembro de 2023.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2024-08-09

Como Citar

Acris, D., Marinho de Araújo, T., & Vitor, C. B. (2024). O Retrato do Ensino Remoto em Escolas Públicas do município de Benjamin Constant – Amazonas, Brasil, em tempos de Pandemia de Covid-19. Diversitas Journal, 9(3). https://doi.org/10.48017/dj.v9i3.3058