O uso das tecnologias auxiliadoras à saúde: desafios e benefícios

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1472

Abstract

ABSTRACT: In the field of health, the use of technologies is constituted in concrete processes that are derived from research for the development of a set of activities, whose purpose is to generate knowledge and apply in the processes, transforming the empirical use into a scientific approach. In this perspective, the technologies then have a set of devices in order to promote health, prevent and treat diseases and rehabilitate people incorporated into care. The present study aims to describe the challenges and benefits of auxiliary technologies applied in health care, from the context, as well as discuss the applicability of technologies in care from the perspective that seeks to contribute to the concept of safe care in the culture of professionals health, strengthening the quality of care. In addition, it will serve as a stimulus for the development of future studies on the topic. Initially, a random search for scientific articles and books was carried out by means of electronic search. This is a descriptive study, of the literature review type, with a qualitative approach, of students of the Nursing Course, held at the Virtual Health Library, from June to August 2020, which selected twenty-five publications to compose the study, of which they address the challenges and benefits in which they allude to the use of technology in healthcare and nursing care in a broad way, with no evidence of an application focus. These publications define concepts and explain the types of technologies most used. Thus, the discussion around care technologies is relevant in the search for better results when managing care with the technological resource that most contributed to the patient's benefit. As a result, it is necessary to use the appropriate health technologies for each care station, reducing the deficiencies found and awakening interest in effective technologies and with a greater number of benefits, which are essential for the full recovery of the clientele.

KEYWORDS: Technologies; Teaching; health; benefits.

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Author Biographies

Pauliana Santos de Farias, Faculdade CESMAC do sertão

Técnica em Agropecuária pelo Instituto Federal de Alagoas Campus Santana do Ipanema (2016). Acadêmica de Enfermagem pelo CESMAC do Sertão, cursando o 9° período; Primeira secretaria e membro fundador da A Liga Acadêmica Em Saúde da Mulher e Enfermagem Obstétrica - LASMEO da Faculdade CESMAC do Sertão (2019). Membro do projeto de extensão comunitária Voluntária FORTALECIMENTO DA SAÚDE MENTAL NA TERCEIRA IDADE NO CONTEXTO DA PANDEMIA POR SARS-COV-2 (2020). Membro do projeto de pesquisa A PERCEPÇÃO DO ENFERMEIRO NA ASSISTÊNCIA A MULHER DURANTE O CICLO GRAVÍDICO PUERPERAL EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE NO ESTADO DE ALAGOAS (2020).

Ana Karla Rodrigues Lourenço, Faculdade CESMAC do sertão

Técnica em Segurança do Trabalho; Acadêmica de Enfermagem pela a Faculdade Cesmac do Sertão, cursando o 9° período (2016.2); Diretora de Produção científica e membro fundador da Liga Acadêmica Em Saúde da Mulher e Enfermagem Obstétrica- LASMEO da Faculdade CESMAC do Sertão (2019); Membro da LIGA ACADÊMICA DE TERAPIA INTENSIVA DE ARAPIRACA - LATIAR Vinculada a Universidade Federal de Alagoas - UFAL; Participante do grupo de Biotecnologia e Tecnologia aplicada à Saúde da Faculdade CESMAC do SERTÃO; Membro do projeto de extensão comunitária Voluntária FORTALECIMENTO DA SAÚDE MENTAL NA TERCEIRA IDADE NO CONTEXTO DA PANDEMIA POR SARS-COV-2 (2020); Monitora Remota Voluntária da disciplina Semiologia Aplicada á Enfermagem II (2020).

Alessandra Nascimento Pontes, Faculdade CESMAC do sertão

Possui Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Alagoas (2002). Pós-graduação em Urgência e Emergência em Enfermagem (UNCISAL), Docência do Ensino Superior (CESMAC) e especialização em Educação Profissional na Área de Saúde:enfermagem – (Escola Nacional de Saúde Publica Sérgio Arouca (ENSP/ FIOCRUZ ), Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento no Curso de Ciências da Computação da Universidade Federal de Alagoas (MCC/UFAL), Programa de Residencia em Saúde com ênfase no SUS (Sírio Libanês), atualmente Doutoranda pela Universidade Presbiteriana Mackenzie -Disturbios do Desenvolvimento. Atualmente desempenha suas atividades na áreaAcadêmicas no Centro Universitário CESMAC tanto na Gesão como na Graduação em Enfermagem, atividades na área educacional e Assistencial com uma maior ênfase a aos paciente em estado críticos, Suporte de Urgência e Emergência , Enfermagem Médico - Cirúrgica e Tecnologia e Inovação na saúde e na educação. Esta com a Startup RisK Life, Haviso e Touch Brasil. Desenvolve um forte interesse no estudo de métodos e técnicas em saúde e a utilização da tecnologia e dos avanços para a qualidade da saúde, Área de interesses Saúde, Educação, Tecnologia,Comunicação, empreendedorismos, distúrbios do desenvolvimento, startup Inovação.

Mozart de Melo Alves Junior, Faculdade CESMAC do sertão

Doutorando em Engenharia da Computação pela UPE(2019), Mestre em Modelagem Computacional de conhecimento - UFAL (2010), possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (2002). É professor titular e coordenador do núcleo de Robótica do Centro Universitário CESMAC sócio / gerente - KMF Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atua principalmente nos seguintes temas: Robótica, Análise e Projeto de Sistemas, Desenvolvimento tecnologia, Sistemas Multimídia e Informática Educativa, Objetos de Aprendizagem, Tv Digital, games, webdesign e Aplicativo Mobile.

Jaqueline Maria da Silva, Faculdade CESMAC do sertão

Pós-doc em Química e Biotecnologia pelo Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas (2017) e em Química e Nanotecnologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Doutora em Biotecnologia do Programa Rede Nordeste - RENORBIO pela Universidade Estadual do Ceará ? Ponto Focal / UFAL (2013). Mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido / UFERSA ? RN (2010). Com graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Alagoas (2008). Atualmente é Professora Titular III do Curso de Enfermagem, ministrando as disciplinas: Bcmol, Bases Científicas I, Seminário de Pesquisa I e Seminário de Pesquisa II; Lider do Grupo de Pesquisa Biotecnologia e Tecnologia Aplicada à Saúde; Coordenadora da Liga Acadêmica de Educação e Saúde (LAES) e Membro da Comissão de Biossegurança da Faculdade CESMAC do Sertão.

Published

2021-01-28

How to Cite

Barros, E. N. L. de, Farias, P. S. de, Lourenço, A. K. R., Pontes, A. N., Alves Junior, M. de M., & Silva, J. M. da. (2021). O uso das tecnologias auxiliadoras à saúde: desafios e benefícios. Diversitas Journal, 6(1), 698–712. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1472

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