O uso de geotecnologias abertas na disciplina Geografia Agrária: experiências na espacialização e diagnóstico da ocorrência da agricultura urbana no bairro Santa Lúcia, Maceió/AL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.366

Abstract

RESUMO: Objetivou-se com o presente trabalho apresentar como na disciplina Geografia Agrária do curso de Geografia (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Federal de Alagoas iniciou atividades de campo buscando maximizar o processo ensino-aprendizagem, tornando esse mais significativo para os discentes, a partir da interação da teoria com a realidade, no espaço vivido no cotidiano da cidade, que apresenta em sua configuração urbana, espaços nos quais são desenvolvidas atividades voltadas a agricultura e a pecuária, visando o entendimento da questão agrária no Brasil, entendendo-se que as atividades de campo funcionam como um elemento facilitador do processo ensino-aprendizagem, rompendo com a aprendizagem mecânica, há possibilidades de transformando-se em uma aprendizagem mais significativa e prazerosa, pois para além do conteúdo explanado em sala, no contato com a realidade o aluno amplia o seu olhar sobre a temática e consequentemente, amplia e aprimora o conhecimento anterior. Para a realização desta investigação nos debruçamos sobre leituras a respeito da agricultura urbana e realização de trabalhos de campo e entrevistas. Os resultados foram satisfatórios, verificou-se que os alunos para entenderem as relações estabelecidas nesses espaços, trabalharam não somente os conteúdos da Geografia Agrária, para além desses, tiveram que recorrer aos conteúdos já ministrados em outras disciplinas, como Cartografia, Mapeamento Temático, Geografia Urbana e Geografia da População.

 

Palavras-chave: Geografia Agrária, Agricultura Urbana, Geotecnologias Abertas.

 

 

ABSTRACT: The objective of this work was to present, as in the subject Geografia Agrária do curso de Geografia (Licenciatura e Bacharelado) of the Universidade Federal de Alagoas, it started field activities in order to maximize the teaching-learning process, making this more significant for the students, from the Interaction between theory and reality in the space lived in the daily life of the city, which presents in its urban configuration, spaces in which activities are developed for agriculture and livestock, aiming at understanding the agrarian question in Brazil, understanding that the activities Of field work as a facilitating element of the teaching-learning process, breaking with mechanical learning, there are possibilities of becoming a more meaningful and pleasurable learning, because in addition to the content explained in the room, in the contact with reality the student broad Their view on the subject and, consequently, broadens and enhances the knowledge Terior. For the accomplishment of this investigation we focus on readings about urban agriculture and fieldwork and interviews. The results were satisfactory, it was verified that the students to understand the relations established in these spaces, worked not only the contents of Agrarian Geography, in addition to those, had to resort to the contents already taught in other disciplines, such as Cartografia, Mapeamento Temático, Geografia Urbana e Geografia da População.

 

Keywords: Agricultural Geography, Urban Agriculture, Geotechnology Open.

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Cirlene Jeane Santos e Santos, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Aberta do Brasil

Professora Pesquisadora da Universidade Federal de Alagoas, Coordenadora do Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais; Maceió, Alagoas; cirlene@igdema.ufal.br.

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Published

2017-04-30

How to Cite

Santos, C. J. S. e. (2017). O uso de geotecnologias abertas na disciplina Geografia Agrária: experiências na espacialização e diagnóstico da ocorrência da agricultura urbana no bairro Santa Lúcia, Maceió/AL. Diversitas Journal, 2(1), 14–31. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.366