Português

Português

Autores/as

  • Diana Martins Tigre UNEB

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2238

Palabras clave:

Português

Resumen

A pandemia da Covid-19 requereu alguns ajustes nas ações do Edital n°2/2020 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em todas as instituições de ensino superior (IES) devido a necessidade do distanciamento físico entre as pessoas. Desse modo, este texto busca apresentar reflexões sobre como foi realizado o projeto institucional do programa em uma universidade pública baiana de ensino superior que contou com trinta e três (33) núcleos de iniciação à docência (ID) e setecentos e noventa e dois (792) discentes bolsistas, com o objetivo de compreender suas possíveis contribuições para a formação de professores, verificar os desafios postos nesse processo e identificar resultados e seus impactos. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de âmbito maior sobre o programa e que toma o estudo de caso qualitativo como abordagem metodológica. Para tanto, tomamos como instrumento de estudo os dados contidos nos 2 (dois) relatórios elaborados pelos trinta e três professores/ coordenadores de área participantes do programa na IES e que foram disponibilizados no sistema institucional em dois (2) períodos distintos. A partir dos relatórios foi organizado um banco de dados (com quadros) consultado para a elaboração da síntese geral das informações investigadas. Consideramos que o trajeto desenhado pelo projeto institucional, a partir de seus núcleos de iniciação à docência, embora tenha enfrentado muitos desafios, foi importante para a formação de professores, uma vez que a experiência inaugurou um outro espaço-tempo de diálogo, formação e aprendizagem via plataformas digitais, ambientes virtuais e/ ou redes sociais demonstrando a capacidade de trabalho colaborativo, produção e partilha de saberes e práticas pelos pares envolvidos contribuindo para o fortalecimento da relação universidade/escola e a inovação e desenvolvimento profissional.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

Assis, A. S. de; Santos, A. K. A. dos. (2014). Olhares sobre a docência: primeiras experiências

do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFBA. Edufba. https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/14885/1/Olhares%20sobre%20a%20docencia-2014-repositorio.pdf

Barbosa, M.V. (2014). O PIBID e as culturas formativas no âmbito dos cursos de licenciaturas. In:, M. V. BARBOSA, F. B. A. Dantas (orgs.), Reflexões sobre a formação inicial de professores no PIBID. (pp.13-24). Mercado das Letras.

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Edições 70.

https://ia802902.us.archive.org/8/items/bardin-laurence-analise-de-conteudo/bardin-laurence-analise-de-conteudo.pdf

Brasil. (2007). Decreto n° 6.094 de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a Implantação do

Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6094.htm

Brasil. (2009). Decreto n° 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de

Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20072010/2009/decreto/D6755impressao.htm

Brasil. (2010). Decreto n° 7.219 de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa

Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e dá outras providências. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7219.htm

Charlot, B. (2000). Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Artes Médicas Sul.

D’àvila, C. M. (2007). Universidade e formação de professores: qual o peso da formação

inicial sobre a construção da identidade profissional docente? Revista Memória e formação de professores.(pp. 219-240). Edufba. https://books.scielo.org/id/f5jk5/pdf/nascimento-9788523209186-14.pdf

D’àvila, C. M. (2011). Caminhos da profissionalidade docente em cursos de licenciatura. In:,

M. R. G. B. de Sá; V. L. FARTES (org.), O saber docente e o trabalho docente: concepções e experiências. (pp. 53-68). Edufba. https://www.anped.org.br/sites/default/files/6_a_constituicao_da_profissionalidade_docente_em_cursos_de_licenciatura.pdf

Dewey, J. (1959). Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo

educativo: uma reexposição. Atualidades Pedagógicas. (3ª ed). Companhia Editora Nacional. https://books.google.com.br/books/about/Como_pensamos.html?id=ugnAtgAACAAJ&redir_esc=y

Gatti, B. A.; André, M. E. D. A. de; Gimenes, N. A. S.; Ferragut, L. (2014). Um estudo

avaliativo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). FCC/SEP. https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/24112014-pibid-arquivoanexado-pdf

Gatti, B. A.; Barreto, E. S. DE S. (2009). Professores do Brasil: impasses e desafios.

UNESCO. https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2019/04/Professores-do-Brasil-impasses-e-desafios.pdf

Imbernón, F. (2006). Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a

incerteza. (6ª ed.). Editora Cortez.

Meyer, P.; Vosgerau, D. S. R.; Borges, C. (2018). Colaboração entre pares em programas de

desenvolvimento profissional docente. Dossiê Desenvolvimento Profissional D ocente. Práxis Educativa, 13 (12), 312-329. https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10655

Tardif, M. (2008). Saberes docentes e formação profissional. (9ª ed.). Editora Vozes.

Tardif, M. (2001). O trabalho docente, a pedagogia e o ensino – Interações humanas,

tecnologias e dilemas. Revista de Educação, (16), 15-46. file:///C:/Users/ADM/Downloads/6594-21389-1-PB.pdf

Yin, R. K. (2010). Estudo de caso: planejamento e métodos. (4. ed.). Bookman.

Yin, R. K. (2016). Pesquisa qualitativa: do início ao fim. Penso.

Archivos adicionales

Publicado

2022-10-10

Cómo citar

Martins Tigre, D. (2022). Português: Português. Diversitas Journal, 7(4). https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2238

Número

Sección

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP