Atividade prática investigativa sobre os Grupos Sanguíneos: uma simulação da tipagem sanguínea

Autores/as

  • Ana Júlia Soares Santana Universidade Federal de Alagoas. Maceió, AL, Brasil
  • Maria Danielle Araújo Mota Universidade Federal de Alagoas. Maceió, AL, Brasil
  • Ana Paula Solino Universidade Federal de Alagoas. Maceió, AL, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2490

Palabras clave:

Laboratório de Biologia, Aulas práticas experimentais, Ensino por Investigação

Resumen

O trabalho tem o objetivo descrever o planejamento e desenvolvimento de uma aula prática investigativa sobre grupos sanguíneos, buscando articular o Laboratório de Biologia, as aulas práticas, a experimentação, o Ensino por Investigação e o ensino de Biologia. Nesse sentido, o trabalho se fundamenta em pressupostos teóricos que versão acerca das contribuições das aulas práticas experimentais e do Laboratório de Ciências/Biologia para o ensino de Biologia, bem como as dificuldades encontradas, além de apresentar o Ensino por Investigação e sua operacionalização. A metodologia é do tipo qualitativa a partir de um relato de experiência de uma professora de Biologia de maneira a apresentar observações e vivencias durante uma atividade prática de cunho investigativo. Os resultados reúnem os momentos de planejamento, a organização do espaço e aplicação da atividade planejada. Por fim, foram levantados apontamentos acerca das contribuições das temáticas apresentadas no relato para o ensino de Biologia.

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Publicado

2023-01-10

Cómo citar

Soares Santana, A. J., Araújo Mota, M. D. ., & Solino, A. P. (2023). Atividade prática investigativa sobre os Grupos Sanguíneos: uma simulação da tipagem sanguínea. Diversitas Journal, 8(1). https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2490