A experimentação como estratégia didática no ensino de Ciências com alunos do ensino fundamental

Autores/as

  • Rosineide Nascimento da Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • Rosane Karine Tavares Idalino Universidade Federal de Sergipe
  • Janimara Marques da Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2408

Palabras clave:

Aula de ciências, Microbiologia, Aprendizagem

Resumen

O Ensino de Ciências tem sido discutido no âmbito educacional quanto as suas estratégias metodológicas de como melhorar as atividades experimentais que despertem a curiosidade dos alunos e, consequentemente, estimulem um ensino prático e diferenciado do ensino tradicional. O objetivo deste estudo foi averiguar o conhecimento do aluno sobre o conceito de bactérias e identificar se a experimentação aproxima o conhecimento científico à realidade do aluno. Os sujeitos de estudo desta pesquisa foram alunos da disciplina de Ciências de uma turma de 7º ano do ensino fundamental de uma escola municipal situada em Arapiraca - AL. Para isso, foi aplicado um questionário, tanto para investigar o conhecimento prévio dos alunos acerca das bactérias quanto para analisar os conhecimentos adquiridos após a experimentação em sala. Essa experimentação consistiu na visualização de bactérias da mucosa oral humana, com o auxílio de microscópio óptico e ocorreu logo após os alunos responderem as indagações iniciais do questionário. Inicialmente, foi possível observar que a maioria dos estudantes apresentavam certa dificuldade de compreender o mundo microbiológico, sendo o processo de aprendizagem limitado a imaginação dos mesmos. Por outro lado, a experimentação proporcionou aos alunos maior participação na aula e aguçou sua curiosidade em observar e descobrir o universo microscópico das bactérias.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Rosineide Nascimento da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Mestra em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Graduada em Biologia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Alagoas (2011). Professora auxiliar da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e professora da rede municipal de Craíbas. Tem experiência na área de Biologia, atuando em estudos relacionados a arborização urbana, espaços públicos, problemática ambiental urbana, ecologia de ecossistemas, biodiversidade, conservação ambiental e Caatinga.

Rosane Karine Tavares Idalino, Universidade Federal de Sergipe

Vinculada à Universidade Federal de Sergipe. Professora da Rede Básica de Ensino. Doutoranda em Ensino (Associação em Rede de Pós-Graduação em Ensino - RENOEN/UFS). São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Janimara Marques da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Vinculada à Universidade Federal de Alagoas. Professora da Rede Básica de Ensino. Doutoranda em Proteção de Plantas (CECA/UFAL). Rio Largo, Alagoas, Brasil.

Citas

Andrijauskas, K. (2020). A importância da experimentação no ensino de ciências: uma revisão sistemática da literatura nacional na última década. Monografia de Especialização. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Repositório Institucional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. http://riut.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/25648/1/importanciaexperimentacaoensinociencias.pdf

Azevedo, T. M., Sodré, L. (2014). Conhecimento de estudantes da educação básica sobre bactérias: saber científico e concepções alternativas. Revista de Educação, Ciências e Matemática, 4(2), 22-36, mai/ago. 2014. http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/2478/1252

Bassoli, F. (2014). Atividades práticas e o ensino-aprendizagem de ciência (s): mitos, tendências e distorções. Ciência & Educação, 20(3), 579-593, jul-sep. 2014. https://doi.org/10.1590/1516-73132014000300005

Borges, A. T. (2002). Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 19(13), 291-313, dez. 2002. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6607/6099

Brito, L. O., Fireman, E. C. (2016). Ensino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do ensino fundamental. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 18(1), 123-146, jan-abr. 2016. https://doi 10.1590/1983-21172016180107

Cândido, A. L., Tunon, I. L., Carneiro, M. R. P. (2009). Microbiologia Geral. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, CESAD. [internet]; 2009. http://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/10300604042012Microbiologia_Geral_Aula_4.pdf.

Carvalho, A. C., Peixe, B. C. S. (2010). Estudo para diagnóstico dos laboratórios de biologia, física e química: escolas de ensino médio da rede pública estadual do núcleo regional de Curitiba. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Formulação e gestão de políticas públicas no Paraná: reflexões, experiências e contribuições. Cascavel: UNIOESTE, p. 33 -50, 2010.

Gaspar, A., Monteiro, I. C. C. (2005). Atividades experimentais de demonstrações em sala de aula: uma análise segundo o referencial da teoria de Vygotsky. Investigações em Ensino de Ciências, 10(2), 227-254, 2005. http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/dezembro2011/biologia_artigos/11atividades_vygotsky.pdf

Gitti, V. L., Souza, M. P., Dias, A. P. M., Lacerda, F. K. D. (2014). Aprendendo com os microrganismos: uma proposta prática. Ensino, Saúde e Ambiente, 7(1), 1-10, maio 2014. https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21160/12633

Idalino, R. K. T., Costa, J. B. V., Silva, R. N. (2021). Educação ambiental na prática: uso do óleo de cozinha para a produção de sabão ecológico. Diversitas Journal, 6(2), 2084-2098, 2021. https://doi 10.17648/diversitas-journal-v6i2-1401

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). (s.d.). Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). [internet]; s.d. http://idebescola.inep.gov.br/ideb/escola/dadosEscola/27016536.

Krasilchik, M. Prática de ensino de biologia. (2004). 4. ed. São Paulo: Edusp, 2004.

Madigan, M. T., Martinko, J. M., Dunlap, P. V., Clark, D. P. (2010). Microbiologia de Brock. Traduzido de Brock Biology of Microorganisms. 12 ed. Porto Alegre: Artmed; 2010.

Menegazzo, R. C. S., Stadler, R. C. L. (2014). Utilizando experiências simples, para observar o desenvolvimento de fungos e bactérias. Ciência em Tela, 7(2), 1-10. http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/0702sa.pdf

Munford, D., Lima, M. E. C. C. (2007). Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo? Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 9(1), 89-111, 2007. https://doi 10.1590/1983-21172007090107

Pereira, B. B. (2010). Experimentação no ensino de ciências e o papel do professor na construção do conhecimento. Cadernos da FUCAMP, 9(11), 83-92, 2010. https://biblat.unam.mx/pt/revista/cadernos-da-fucamp

Pessoa, T. M. S., Melo, C. C. R., Santos, D. R., Carneiro, M. R. P. (2012). Percepção dos alunos do ensino fundamental da rede pública de Aracaju sobre a relação da Microbiologia no cotidiano. Scientia Plena, 8(4), 1-4, 2012. https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/496/440

Reis, E. F., Schwarzer, C. H., Strohschoen, A. A. G. (2020). A experimentação no ensino de Ciências – reações químicas no Ensino Fundamental. Revista Educação Pública, 20(9), 1-5, 2020. https://doi: 10.18264/REP

Santos, L. T., München, S. (2021). A experimentação no ensino de ciências: compreensões e práticas de professores de escolas indígenas. Revista Cocar, 15(31), 1-18, 2021. https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3849

Santos, R. S., Santos, E., Santos, E. (2017). Ensino de Ciências por Investigação: experimentação em sala de aula. Ciência Fama, 1(1), 28-42, 2017.

Séré, M. G., Coelho, S. M., Nunes, A. D. (2003). O papel da experimentação no ensino de física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 20(1), 30-42, 2003. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9897/9231

Souto, E. K. S. C., Silva, L. S., Sodré Neto, L., Silva, F. C. L. (2015). A utilização de aulas experimentais investigativas no ensino de ciências para abordagem de conteúdos de microbiologia. Experiências em Ensino de Ciências, 10(2), 59-69, 2015. https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID275/v10_n2_a2015.pdf

Souza, J. C. S., Silva, R. N. (2022). Experimento de ferramenta alternativa no ensino de ciências: preparação e uso de microscópio artesanal. Experiências em Ensino de Ciências, 17(1), 221-242, 2022. https://doi: 10.5281/zenodo.6612577

Souza, M. L., Nascimento-Junior, A. F. N. (2016). Estratégias pedagógicas e temas transversais utilizados para ministrar aulas em relação ao tema microrganismos. Ciência & Tecnologia Fatec-JB, 8, 2016. https://citec.fatecjab.edu.br

Taha, M. S., Lopes, C. S. C., Soares, E. L., Folmer, V. (2016). Experimentação como ferramenta pedagógica para o ensino de Ciências. Experiências em Ensino de Ciências, 11(1), 138-154, 2016. https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID305/v11_n1_a2016.pdf

Vieira, D. A. P., Fernandes, N. C. A. Q. (2012). Microbiologia Geral. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2012. 100p. http://proedu.rnp.br/handle/123456789/376?show=full

Zanon, D. A. V., Freitas, D. (2007). A aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem. Ciências & Cognição, 10, 93-103, mar. 2007. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cc/v10/v10a10.pdf

Zômpero, A. F., Laburú, C. E. (2011). Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 13(3), 67-80, dez. 2011. https://www.scielo.br/j/epec/a/LQnxWqSrmzNsrRzHh3KJYbQ/?format=pdf&lang=pt

Publicado

2023-04-10

Cómo citar

Nascimento da Silva, R., Tavares Idalino, R. K., & Marques da Silva, J. (2023). A experimentação como estratégia didática no ensino de Ciências com alunos do ensino fundamental. Diversitas Journal, 8(2), 1063–1073. https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2408